O essencial é [visível] aos olhos

7.6.2017

            Com toda certeza você já passou pela experiência de entrar em um lugar e ter uma sensação específica, sendo às vezes um sentimento de acolhimento, outras de desconforto, podendo ser até de identificação. Pois é em momentos como esses que percebemos com clareza como ambientes influenciam nossa vida e como exercem funções singulares que vão muito além de nos abrigar e nos permitir exercer algumas atividades.

       Identificar esse poder intangível da arquitetura e reconhecer que os espaços falam e que eles têm alma, sem dúvida é o pontapé inicial de cada projeto. Por essa razão antes de pensarmos na disposição dos móveis, na paleta de cores e na decoração dos espaços, nós buscamos primeiro a essência da pessoa que nos procura, buscamos entender como ela se coloca dentro do espaço que vive e o que almeja de novo.

         É claro que não existe uma fórmula mágica, já que cada pessoa é um universo cheio de particularidades, mas uma coisa é certa: o arquiteto precisa se munir de muita sensibilidade para captar o interior do cliente que algumas vezes é claro como o dia e em outras se mostra apenas por nuances.

            Por isso precisamos ouvi-lo e deixa-lo confortável para falar de sua vida, do seu jeito e do que o motiva. Outra coisa fundamental é conhecer o ambienta, pois ele reflete nossa personalidade, humor e estado de espírito, revelando o que sonhamos e desejamos para a vida. Mas acredite, a questão não é apenas conhecer o espaço, mas sim as pessoas! E isso é que nos inspira.

           No final do processo, que é árduo e trabalhoso, desejamos ter criado um espaço de harmonia e de bem-estar, onde o cliente que já se tornou nosso amigo, se identifique com cada ambiente, cada cantinho com planta, com os azulejos da cozinha, com livros da estante e o jornal deixado em cima da mesa. Se conseguirmos construir isso, se conseguirmos captar a essência das pessoas, conseguiremos realizar nosso trabalho.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags