Quartos Montessorianos

     Outubro é o mês do dia das crianças! Que alegria! Desejamos diariamente que os nossos filhos cresçam em ambientes seguros, com liberdade, aprendizado e muitos momentos felizes. E esse é um dos pontos que o Método Montessoriano defende: espaços de crianças feitos para crianças, preparados para elas.

     Esse método foi desenvolvido por Maria Montessori, que dedicou sua vida ao estudo do desenvolvimento da criança - um ser capaz de crescer por si mesmo com a ajuda apropriada e capaz de aprender naturalmente. Foi ela quem criou a cadeirinha, por exemplo, e um verdadeiro “universo dos pequenos” que respeitasse seus tamanhos, habilidades, necessidades e limitações.

 

     O Quarto Montessoriano oferece elementos que estimulam a autonomia e o crescimento e proporciona interação intensa e constante entre a criança e o ambiente ao seu redor. Inspirados por tantos benefícios, trazemos algumas dicas bem simples de como montar um na sua casa!

     Para começar, os objetos e elementos devem ser posicionados na altura da criança, permitindo assim que ela possa interagir com eles. Espelhos (de preferência de acrílico), quadros, interruptores, estantes... tudo ao seu alcance. Portanto, é importantíssimo que você preste muita atenção à segurança. Evite móveis com quinas ou móveis instáveis que possam virar, objetos pontiagudos ou que quebrem. Não esqueça de proteger as tomadas. Ofereça liberdade sem medo de explorar!

 

     No lugar de camas, Quartos Montessori possuem o colchão direto no chão ou em estruturas bem baixas para que a criança possa deitar e levantar no momento em que deseja. Além disso, cair de uma cama no chão não machuca e ensina a controlar os seus movimentos durante o sono.

     Tapetes coloridos e outros materiais simples e atraentes às mãos e aos olhos também não podem faltar! E para crianças bem pequenas, barras fixadas na parede para ajudar a ficar em pé e já já começar a andar.

 

    Transforme o quarto inteiro ou selecione apenas algumas partes que se encaixem na realidade da sua casa. A nossa dica desta semana é oferecer um espaço para que seu filho possa desenvolver todas as suas habilidades. Um espaço preparado para ele, todo feito de amor. Feliz dia das crianças!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags