Arquitetura Sustentável

11.13.2017

      A consciência sobre a necessidade de preservação do ambiente natural é um assunto recorrente nos últimos anos. Na arquitetura não podia ser diferente! Atualmente projetos já podem sair da planta baseados em materiais e métodos sustentáveis, comprometendo cada vez menos o meio ambiente. Nosso planeta tende a este caminho. E que notícia boa, não é?

   É possível que, desde a construção até o dia a dia dos moradores, a sustentabilidade esteja presente. O desejo é de que o projeto esteja extremamente ligado ao meio e, para isso, podemos utilizar vários elementos naturais que garantam um aproveitamento racional de recursos e evite desperdícios.

 

     Reutilizar é uma das palavras-chave: materiais de demolição (como metais, madeiras e cerâmicas) podem ser reutilizados, móveis e eletrodomésticos podem ter a vida útil prolongada... a criatividade estimulada para sempre recriar e reinventar! Consumo consciente é tudo!

    Mais janelas para melhorar a iluminação e a ventilação dos ambientes também é muito usual na arquitetura sustentável. As janelas devem ser p planejadas para aproveitar ao máximo o que temos de natural.

 

     É bacana também que o cálculo dos materiais seja feito certinho para que sobras e resíduos sejam reduzidos e não haja desperdício. Além disso, lâmpadas que reduzem o consumo energético, pisos que imitam madeira, sistemas de iluminação inteligentes com sensores de presença, revestimentos à base de materiais reciclados e tintas sem toxinas que degradam o meio ambiente são dicas menores que fazem muita diferença!

 

     É comum pensar que essas são alternativas distantes e caras, mas a verdade é que custos iniciais, nesse caso, poupam dinheiro lá na frente. Realmente valem à pena. Tudo é uma questão de planejamento.

 

   Converse com a família, com os outros moradores de casa, leia sobre o assunto e estimule um estilo de vida mais sustentável. A lista de benefícios é imensa! Reduzir custos e riscos, diferenciar e valorizar o seu espaço, sentir-se feliz e satisfeito por estar contribuindo para um mundo melhor – a gente sempre quer tudo isso! Vamos levar essa ideia adiante? Ah, e claro: contrate um arquiteto!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags